SOBRE

Sou professora pós-graduada em Yoga pela UniFMU e Mestre em Filosofia pela Unifesp. Pratico e estudo Yoga há trinta e cinco anos e ensino há mais de vinte. Nasci em São Paulo e moro em Guarulhos/SP, onde mantenho a Sala Surya: um pequeno estúdio de Yoga para praticantes estudiosos e dedicados. 

Neste blog, publico especialmente minhas atividades como professora de Yoga.  Ao lado de textos cujos temas são Tradição, Filosofia e Fisiologia Yoga, publico também histórias que abordam o Yoga em seu aspecto de integração e em relação com a vida cotidiana (na sala de aulas e no dia a dia), onde o sagrado e o profano, a filosofia e a fisiologia se mesclam e se manisfestam nas mais simples e corriqueiras ações e intenções.


Aos que desejam se dedicar ao Yoga, é importante considerar que a Filosofia Yoga valoriza a vida e a alegria de viver, pois embora ensine que a vida é sofrimento, ensina também que há como dissipá-lo. O Yoga ainda ensina o que e como fazer para conseguir isso. Os sofrimentos ou aflições humanas são o que os antigos yogis indianos denominaram ignorância. O propósito do Yoga é libertar o homem da ignorância em todas as suas formas e acepções. Para tanto, o Yoga requer, além de muita dedicação, muita decisão, determinação, disciplina e também duas características fundamentais: disposição e desprendimento.


Agradeço pelo interesse em meu trabalho, pela participação em minhas aulas e eventos, bem como pela leitura dos textos que escrevo.